“Chegará o dia em que os Homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra o animal será considerado um crime contra a Humanidade.”Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

As pessoas e os animais....

Até hoje, já passei por várias fases na minha paixão pelos animais...
Sempre cresci com eles. No início com um cão, durante 12 anos: o Charic!
Era um pastor alemão! Lindo!
Morreu com leishmaniose… A minha mãe fez tudo o que foi possível. Lembro-me dela na altura, ainda era pequena, nos pedir para irmos dormir, eu e o meu irmão, e lá ficou com ele…
Ás 5 da manhã foi-se deitar e aí, nesse momento, decidiu partir…
Depois, começou uma nova fase… A dos Gatos!
O primeiro a aparecer foi o Kiri! Era o gato do meu pai! Só vinha quando ele estava a preparar o peixe ou a carne para ele papar! Não se deixava tocar, sempre muito independente, arisco toda a sua vida!
No entanto, todos os gatos que por ali andavam, assim que percebiam paparoca por perto, tocam a atacar!!!
A mesma proximidade com as gatas que iam ter filhotes ao pé de nós. Fosse atrás do fogão, na minha cama ou dentro do guarda-fatos!
Desde a infância até à adolescência, vivi momentos de grande felicidade com todos estes bichanos!
Fizeram-me compreender a pureza, a inocência do instinto e crescer muito, ao enfrentar as suas doenças, velhices e mortes…Por outro lado, comecei a conhecer a faceta mais negra, insensível e egoísta, por parte de muitas pessoas.

Existem aquelas que simplesmente, não querem saber. Não lhes fazem bem nem mal.
Que gostam e tal, mas se vêem alguma situação, algum animal atropelado, ferido… viram a cara para o lado, não têm qualquer iniciativa de socorro e apenas dizem “coitadinho…”.

As que até já tiveram algum animal de estimação, que adoram bichos! Se vêem alguma situação tentam ajudar.

E por fim, na sua grande maioria… as verdadeiramente más… Porque os gatos fazem barulho, andam perto na zaragata do instinto, ou na fase de acasalamento, o que podem elas fazer?
Hum….
AH! Dar veneno ou pedaços de comida com anzóis, pontapeá-los ou bater-lhes com o objecto que estiver mais à mão! Boa? (Situações reais a que assisti perto de mim)…
Que tal passear no belo carrinho e atropelar, porque sim, de propósito, qualquer animal que veja no caminho? ;
Manter animais presos uma vida inteira, atados a uma mini corda também parece fixe?!

Maus-tratos desumanos sem fim à vista… Tantas histórias ou testemunhos que me deixam completamente revoltada e zangada com o ser humano!

Para mim qualquer animal tem tanto direito à vida como eu e tu….
Luto e sempre irei lutar a favor dos animais que precisam, apesar dos olhares reprovadores, das alcunhas cretinas como “maluca dos bichos”.
Enquanto Portugal continuar nesta vergonha, neste egoísmo, neste desrespeito pela natureza há que lutar!
A protegê-los somos poucos, mas muito dedicados.
A esperança de um dia ver cada animal acarinhado e cuidado como merece, sem casos de abandono ou maus-tratos, permanece viva dentro de mim, para sempre.

3 comentários: